segunda-feira, 23 de julho de 2007

Cinqüenta anos em cinco!

Esse slogan inspirou progresso para o Brasil nos anos 50 com JK à frente do governo e dos demais presidentes. Trazendo para os dias de hoje, proponho que encaixemos a campanha de JK em outro setor do país, sugiro a educação. A questão ficaria assim, é justo uma carreira profissional ser definida em cinco anos com alunos tão imaturos?
Acompanha a bola de neve, cada vez mais cedo, arrisco-me a dizer que entre dois e três anos, as crianças estão iniciando sua breve vida escolar. Isso significa que mais ou menos aos dezesseis terão de fazer o vestibular e defrontar com a escolha mais difícil de suas vidas. Pergunto qual o preparo que garotos e garotas de dezesseis anos têm para decidir seus próximos cinqüenta anos? Não que a escolha seja imutável, mas já serve como um belo sacolejo para os pré-adultos. Para fechar essa matemática ingrata, ingressarão no mercado de trabalho com apenas vinte e cinco anos!
Pode soar como exagero da minha parte, mas no mínimo é preocupante você topar no mercado de trabalho com gente tão despreparados e muitas vezes alheios ao censo de responsabilidade. Incluo-me nessa situação, ninguém é de ferro, não por total desleixo, mas a sensação de falta de base; a vida escolar passar pelo estudante voando e ele só se dar conta disso quando já está às vésperas do temido vestibular.
Circula pela câmara um projeto que aumentará em um ano ou dois o ensino fundamental, resta saber se junto com esse aumento estarão agregados incentivos significantes para o ensino básico brasileiro.
Em clima de Pan Rio 2007 fico aqui na torcida para que pelo menos uma vez seja feito o quase impossível pela educação.

7 comentários:

Unknown disse...

ehhhhh
D. Mariana...Demorou pra escrever,mas depois de escrito vai demorar pra esquecer.Bjuu

Rubens disse...

Decisões são sempre difíceis... eu estava pensando justamente nessa falta de experiência dos jovens... quando fiz meus 20 anos passei (e ainda passo) pela crise dessa idade... quando paro para pensar que com vinte anos minha mãe tinha um filho, trabalhava desde os 16 e tinha 50 vezes mais responsabilidades do que eu, me sinto um nada...
Espero que n seja assim por todo o sempre...

loviú =*

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

25 anos é muito tarde. A entrada no mercado não necessariamente acompanha o término da faculdade. Acredito que no fundo é um dos grandes impecilhos pq ainda não estamos totalmente estruturados, mas eu tenho certeza quando digo que o que aprendemos na faculdade serve mesmo pra que a gente não fique boiando, saiba ao menos se situar na hora de procurar um emprego. Só adquirimos a experiência quando vamos pra prática, não tem outro caminho.

Bjussssssssssss cão!!!

Larissa Reis disse...

Demorei mas comentei...
Politicamente correto!!!
Parece que os cinco anos de progresso de JK, hoje são de puro regresso educacional!!!
Bom trocadilho...ótimas palavras...quero ver mais texto!!
Beijos.

Ju disse...

Maricota Maria!
Gostei do blog.. ;)
To passando pra deixar um beijo! :*
Te adoro doida!

Ass. July S Videoooo

Ludmila Lemos disse...

me impressiona como seu tom jornalistico ficou mais intenso nos textos de 2005 pra ca. sinto GRANDE influencia de renato santos (salve salve) e de todososjornalistasdacartacapital (grande grande).

eis um dom!